Eu sambo, eu jongo, eu rio

 
 

Campinho, Oswaldo Cruz, Cascadura, Madureira, Portela, Tradição, Império Serrano, Jongo da Serrinha.

 

A convite da Prefeitura do Rio de Janeiro, projetamos dois painéis de azulejos na via expressa Transcarioca. Com 80 metros de comprimento cada, os painéis procuram refletir a essência dos bairros vizinhos, as cores das escolas de samba em branco e azul, e branco e verde, e o Jongo, ritmo de origem congolesa que influenciou o samba.

 
 
 
 
 
 
 

Para atender à curiosidade e ao entusiasmo dos mais de 200 funcionários da obra da via expressa e dos moradores do bairro sobre o 'Jongo', carimbamos uma explicação sobre o projeto nas folhas que separavam os azulejos nas caixas e as distribuímos para a população.

O mergulhão do Campinho passou a se chamar mergulhão Clara Nunes, após o projeto.


Arte, Projeto e Coordenação: Laura Taves

Equipe Azulejaria: Márcia Queiroz e Lúcia Rodrigues

Área do projeto: 600m2 | 32.000 azulejos

Produção dos azulejos: Eliane Revestimentos Cerâmicos

Realização: Consórcio TranscariocaBRT - Secretaria Municipal de Obras e Andrade Gutierrez

Fotografia: Laura Taves, Joana Cabral e Aubin Arroyo

Agradecimentos: Joana Cabral, Javier Blank, Livia Brito, Eduardo Boselo, Marco Wessler, Edmar Candiotto, Joel Goulart e toda equipe da Eliane Revestimentos Cerâmicos, Fabio Muniz, Gustavo Parente, Pedro Scanoni, Carlos Alberto, Guilherme, Jurassi, João, Élio, Diego, Samuel, Vinicius, Eduardo, Rafael, Ribeiro, Ivanildo, Batata, Eliene Lopes - Lili, Afonso, Everaldo, Pedroso, Marcos da Silva, Andréa Gonçalvez, Washington Fernandes, José Antonio, Marcelo Menezes, a todos os operários e funcionários da obra TranscariocaBRT. E obrigado a todos que comentam, que se alegram e que dão resposta ao nosso trabalho!

 
Anterior
Anterior

Placas de Rua da Maré 

Próximo
Próximo

Escola Agora | Escola Ágora