Matta-Clark, Maré e Paço Imperial

 
 
 

Em 1971, o artista norte-americano Gordon Matta-Clark criou o projeto Garbage Wall para oferecer uma alternativa mais durável às moradias improvisadas de papelão usadas por moradores em situação de rua sob a ponte do Brooklyn, em Nova York. Utilizando refugos industriais, objetos encontrados nas ruas e fundindo garrafas em um pequeno fogareiro para criar tijolos, ele construiu uma parede resistente e incentivou os moradores a aprenderem a técnica para construir suas próprias paredes.

 
 
 

Em 2010, no Rio de Janeiro, a exposição Gordon Matta-Clark: Desfazer o Espaço foi realizada no Paço Imperial. Durante a exposição, o Garbage Wall foi recriado pela equipe da Azulejaria com a colaboração dos alunos das oficinas de arte da Redes da Maré e dos funcionários do Paço, a convite de Jane Crawford, viúva do artista.

A Azulejaria coordenou a ação, realizando coletas de lixo nas comunidades da Maré, promovendo palestras sobre a obra do artista e orientando a participação dos jovens na construção da parede.

Na inauguração, várias turmas da Redes da Maré visitaram a exposição, que contou com a presença de Jane Crawford e do colecionador Jean Boghici. Durante a visita, Boghici ofereceu uma aula informal sobre o papel do colecionador e o valor das obras de arte.

Participaram também os alunos da oficina de fotografia artesanal, do projeto Mão na Lata na Maré, para um ensaio fotográfico durante o processo.

 

A oficina Arte sobre Azulejos é uma parceira da Azulejaria com a Redes da Maré desde 2006.

Laura Taves coordenou a construção do Garbage Wall, dirigida pela artista Jane Crawford, com a participação de sua equipe e de alunos da Redes da Maré. 

Equipe Azulejaria | enda Brasil
Laura Taves, Lúcia Rodrigues e Márcia Queiroz

Equipe Redes da Maré
Alunos da turma da educadora e artista: Suélen Brito.

Equipe Mão na Lata
Alunos da fotógrafa Tatiana Altberg
Técnica fotografia artesanal pinhole, ou furo de agulha, em preto e branco.

Equipe Paço Imperial
Diretor: Lauro Cavalcanti
Coord. técnica: Licia Olivieri
Arquiteta: Sandra Regina Mazzoli
Montagem: André Luiz da Silva, Antônio Benício de souza, Edson de Macedo Dias, Francisco Cruz de Souza, Joel Alves, Paulo Roberto Teixeira, Ronaldo Adolfo da Silva, Severino José da silva, Valde Alves dos Santos (Braz) e Valdecir de Oliviera Silva.

Exposição
Organização: Museo de Arte de Lima - MALI; curadoria Gabriela Rangel e Tatiana Cuevas; coordenação Martha Zegarra.

Agradecimentos
Jane Crawford, Licia Olivieri e toda a equipe do Paço Imperial, Federica Matta, Jean Boghici, Romaric Buel e Redes da Maré.

 
Anterior
Anterior

Túnel da Central do Brasil

Próximo
Próximo

Oficina | Composição