Rio
As 'Fachadas Cariocas' foram criadas a partir das explorações pela cidade do Rio de Janeiro realizadas com o primeiro grupo de artesãs da Azulejaria.
Fachadas de prédios do centro histórico preservado da cidade foram reproduzidas em uma série de 6 ímãs, pequenos azulejos pintados à mão. Os desenhos destacam elementos arquitetônicos, celebrando os tesouros da cidade e promovendo a valorização de sua memória.
A cidade do Rio de Janeiro como pesquisa e inspiração.
Vídeo realizado em 2005 com as artesãs da Azulejaria na exposição realizada no Centro Cultural José Bonifácio, atual Museu da História e da Cultura AfroBrasileira - MUHCAB.
Pratos e azulejos serviram como base para os exercícios de pintura, com motivos escolhidos pelas artesãs, dando origem aos primeiros produtos da Azulejaria.
A Azulejaria estabeleceu seu primeiro ateliê na região portuária do Rio de Janeiro em 1999, como parte do projeto “O Caminho dos Direitos Humanos” em colaboração com a Association Inscrire, em um sobrado cedido pela Bunge/Moinho Fluminense.
De 2005 a 2011, o ateliê foi instalado no Centro Cultural José Bonifácio, gerido pela Secretaria Municipal de Cultura, também na região portuária.
Durante esse período, a Azulejaria foi associada à Enda Brasil, a filial brasileira da organização internacional Enda Tiers-Monde, fundada em Dakar, Senegal.
Os ímãs, pratos e azulejos foram comercializados pela Rede Asta – a primeira rede de venda direta de artesanato inclusivo do país.